Como calcular a percentagem?

%

[[translations.result]]

result | number_format computedSymbol

computedDescription

A necessidade de calcular uma percentagem surge em muitas situações: para calcular um desconto, um aumento, uma diferença, etc.

Deseja fazer um cálculo percentual e tem medo de cometer um erro?

Utilize a nossa calculadora acima e efectue rapidamente um cálculo percentual. Não se dê ao trabalho de o fazer na sua cabeça!

Como é calculada uma percentagem?

O cálculo de uma percentagem pode ser feito de várias maneiras. De facto, tudo dependerá do porquê e em que situação se pretende fazer o cálculo com percentagem.

Pode haver vários tipos de situações:

  • Cálculo do aumento percentual
  • Cálculo da percentagem de desconto
  • Cálculo da diferença percentual
  • Cálculo da percentagem inversa
  • Cálculo da percentagem de um montante, etc.

Bom saber

Basta notar que o cálculo da percentagem baseia-se no princípio de uma relação entre dois números, que por vezes será semelhante à divisão.

Embora o cálculo da percentagem seja um conceito matemático, é utilizado em muito mais do que apenas neste contexto. É por isso importante compreender o básico.

Qual é a finalidade do cálculo da percentagem?

Em geral, as percentagens são utilizadas em duas situações diferentes:

  • Ou para expressar a proporção de uma parte para um todo
  • Ou para expressar uma mudança

De facto, em relação à primeira situação, temos frequentemente de comparar quantidades diferentes: é por isso que utilizamos percentagens, porque nos permite comparar. De facto, utilizar percentagens significa antes de mais reduzir o número para 100 e, portanto, para algo mais simples para poder comparar.

Para calcular a percentagem de um montante, muitas vezes correspondente a um valor, eis como proceder.

O valor parcial é multiplicado por 100 e depois dividido pelo valor total. A fórmula para o cálculo da percentagem de um montante é, portanto, :

Bom saber

Percentagem (%) = 100 x Valor parcial/valor total.

Tomemos um exemplo: Um cesto contendo 15 itens, dos quais 10 são vegetais e 5 são fruta. Se quisermos calcular a percentagem de fruta no cesto, fazemos: 100*5/15= 33,33%.

Como se calcula uma diferença percentual?

A sua renda aumentou, e quer calcular a diferença percentual entre a sua nova renda e a sua antiga renda? A nossa calculadora no topo desta página permite-lhe fazer exactamente isso, utilize-a sem moderação!

No entanto, aqui está a fórmula para calcular uma diferença percentual entre dois valores:

Bom saber

Diferença percentual = ((valor inicial / valor de chegada) - 1)*100

Isto significa que a diferença percentual pode ser calculada tanto para cima como para baixo (por exemplo, ao calcular um desconto sobre um produto).

Como calcular um aumento percentual?

Para calcular um aumento percentual, é necessário ter em conta o valor final e o valor inicial.

Por exemplo, vejamos um aumento de dois anos de uma tarifa:

  • Ano 1, valor inicial: 400 euros
  • Ano 2, valor final: 450 euros

Depois avançar em etapas:

Passos para calcular o aumento percentualDetalhes
Calcular o aumento absoluto
450 $ - 400 $ = 50 $
Dividir este aumento pelo valor inicial
50/400 = 0,125
Multiplicar este resultado por 100
0,125 x 100 = 12,5
Cálculo de um aumento percentual

O cálculo do aumento percentual dá-nos, portanto, o resultado de 12,5%!

Bom saber

Este cálculo do aumento percentual também pode ser chamado cálculo da diferença percentual, porque mede a diferença percentual do período A para o período B ou vice-versa.

Como fazer o cálculo da percentagem inversa?

O cálculo da percentagem inversa é o conceito de deduzir um valor bruto de uma percentagem já dada.

O cálculo da percentagem inversa é frequentemente utilizado para encontrar o preço antes de um desconto, aplicando a fórmula: preço com percentagem de desconto incluída / (1-(taxa de percentagem de desconto) / 100).

Tomemos um exemplo concreto da aplicação do cálculo da percentagem inversa:

Temos um produto a $225 incluindo um desconto de 10%. O preço inicial é portanto: $225 / (1-(10/100) = $225 / 0,9 = $250.

Cálculo da percentagem: porquê utilizar uma calculadora?

Esta calculadora de percentagem livre acima permite efectuar um cálculo de percentagem em poucos segundos para estudar uma diferença, uma redução, um crescimento ou qualquer outro assunto.

Poupa-lhe de fazer o cálculo na sua cabeça ou de descarregar uma folha de cálculo Excel para calcular uma percentagem.

Gostou deste artigo?
author-profile-picture/
Alexandre Desoutter
hellosafe-logo
hellosafe-logo

Alexandre Desoutter trabalha como editor-chefe e chefe de relações com a imprensa na HelloSafe desde junho de 2020. Formado pela Sciences Po Grenoble, trabalhou como jornalista por vários anos na mídia francesa e continua colaborando como colaborador a várias publicações.

Neste sentido, a sua função leva-o a realizar um trabalho de orientação e apoio a todos os editores e colaboradores da HelloSafe para que a linha editorial definida pela empresa seja integralmente respeitada e declinada através dos textos publicados diariamente no nossas plataformas.

Como tal, Alexandre é responsável por implementar e manter os mais rígidos padrões jornalísticos dentro da equipe editorial da HelloSafe, a fim de garantir a informação mais precisa, atualizada e especializada possível em nossas plataformas. . O Alexandre, em particular, empreende há dois anos a implementação de um sistema de dupla verificação sistemática de todos os artigos publicados no ecossistema HelloSafe, capaz de garantir a máxima qualidade da informação.