Calcular IMC e peso ideal em 2024

[[translations.filterWeightUnit1]]
[[translations.filterHeightUnit1]]

[[translations.imcResult]] calculImc | number_format

infoResult

Compare os melhores seguros de saúde de Portugal em segundos!

Fazer simulação

O IMC (Índice de Massa Corporal) é uma medida utilizada para avaliar o estado de saúde e estilo de vida de uma pessoa. Em 1997, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu o IMC como o padrão para avaliar os riscos relacionados com a obesidade em adultos.

Se tiver curiosidade em saber qual é o seu IMC, tendo em conta o seu peso e altura, pode usar a nossa calculadora de IMC e consultar o nosso guia para obter mais informações. Continue a ler para saber mais.

O que é o IMC?

O IMC é a sigla para Índice de Massa Corporal e é uma medida utilizada para avaliar o estado nutricional de uma pessoa.

O IMC é calculado: dividindo o peso corporal (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado.

O IMC é amplamente utilizado como um indicador da saúde metabólica e nutricional de uma pessoa e pode ser usado para identificar o risco de doenças relacionadas com o peso, como obesidade, diabetes e doenças cardíacas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu os valores de IMC para adultos.

A tabela de indicação do IMC:

O cálculo do IMC nunca é 100% preciso, a menos que seja feito por um profissional. No entanto, aOrganização Mundial da Saúde (OMS) fornece uma tabela de referência para avaliar o IMC.

IMC resultadoSignificado do resultado de acordo com a OMS
menos que 18.5
Baixo peso
de 18.5 até 25
Normal
de 25 até 30
Excesso de peso
de 30 até 35
Obesidade moderada
de 35 até 40
Obesidade severa
mais que 40
Obesidade mórbida
Tabela sobre o significado dos resultados do cálculo do IMC.

É importante notar que esses valores são gerais e podem não se aplicar a todas as pessoas, especialmente aquelas com uma grande proporção de massa muscular ou atletas de alto desempenho. Além disso, outros fatores, como a composição corporal, a saúde metabólica e a genética, também devem ser levados em conta ao avaliar o estado nutricional de uma pessoa. É importante consultar um profissional de saúde para uma avaliação completa.

Por que calcular seu IMC?

Calcular seu IMC pode ser útil para avaliar o seu estado nutricional e determinar se está no peso saudável, com excesso de peso ou obeso. O IMC é amplamente utilizado como indicador de saúde metabólica e nutricional e pode ser usado para identificar o risco de doenças relacionadas com o peso, como obesidade, diabetes e doenças cardíacas.

Além disso, calcular seu IMC pode ser uma ferramenta útil para controlar os seus progressos ao longo do tempo, se está a tentar perder ou ganhar peso. Também pode ser usado como uma forma de motivação para alcançar os seus objetivos de saúde.

Como calcular IMC?

O cálculo do IMC é uma forma de medir o estado nutricional de uma pessoa. O IMC é calculado dividindo o peso corporal (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado. A fórmula para calcular o IMC é:

IMC = peso (kg) / altura (m)²

Este valor é usado para classificar o peso da pessoa, com base na tabela de indicação do IMC da OMS. É importante notar que essa tabela pode não ser precisa para todos, e o IMC não é a única forma de avaliar o estado nutricional de uma pessoa, devendo-se considerar outros fatores como a composição corporal, saúde metabólica e genética. É importante consultar um profissional de saúde para uma avaliação completa.

O cálculo feminino é diferente?

Não, o cálculo do índice de massa corporal (IMC) é o mesmo para homens e mulheres, independentemente do género.

O que é um IMC normal?

De acordo com a OMS, um IMC entre 18,5 e 24,9 é considerado normal.

É possível obter resultados com fórmulas diferentes que levam em conta outros parâmetros tais como idade, sexo ou morfologia.

Algumas dessa fórmulas são:

Fórmula da Broca

A fórmula de Broca é uma fórmula antiga utilizada para calcular o índice de massa corporal (IMC) de uma pessoa. Ela foi desenvolvida pelo cirurgião francês Paul Broca em 1871. A fórmula é muito simples: o peso ideal é sua altura menos o coeficiente.
O coeficiente depende da altura.
Se a sua altura for inferior a 165 cm, o coeficiente é 100, entre 165 e 175 cm, o coeficiente é 105, acima de 175 cm, o coeficiente é 110. Vários fatores também podem modificar o resultado obtido.
O primeiro fator é a idade. Para pessoas de 20-30 anos, o peso deve ser reduzido em 11%, para pessoas com mais de 50 anos deve ser aumentado em 6%.
O segundo fator é a constituição corporal: astênica, normostênica ou hiperestênica. O tipo de constituição corporal pode ser encontrado através da circunferência do punho.

A fórmula de Broca é semelhante à fórmula utilizada atualmente para calcular o IMC, mas já não é amplamente utilizada.

Fórmula de Quetelet

A fórmula de Lorentz é uma das fórmulas alternativas utilizadas para calcular o índice de massa corporal (IMC). Ela é definida como:

Quetelet = altura x altura/peso

Onde o peso é dado em quilogramas e a altura é dada em metros.

Esta fórmula foi proposta por Adolphe Quetelet no século XIX e é mais utilizada em estudos antropométricos e científicos, pois tem a capacidade de diferenciar entre gordura e massa magra.

Fórmula de Lorentz

A fórmula de Lorentz é uma outra fórmula alternativa utilizada para calcular o índice de massa corporal (IMC). Ela é definida como:

Lorentz = (peso -100) - (peso-150)/ K

Para homens, e K=4 e para mulheres K=2. O resultado é o peso ideal para a pessoa. Essa fórmula foi proposta pelo médico holandês Hendrik Lorentz no início do século XX, e é menos utilizada em comparação com a fórmula padrão da OMS.

Como detectar a obesidade através de um cálculo do IMC?

De acordo com a tabela, um IMC entre 18,5 e 24,9 é considerado saudável. Um IMC entre 25 e 29,9 é considerado como excesso de peso. Um IMC de 30 ou mais é considerado como obesidade.

Resultados do IMC em estágio de obesidadeEstágio de obesidade referente
Entre 34 e 34,9
Moderadamente obeso
Entre 35 e 39,9
Severamente obeso
Mais de 40
Obesos mórbidos
Tabela sobre as fases de obesidade segunda a OMS

No entanto, é importante notar que o IMC é apenas um indicador e não deve ser considerado como o único fator para determinar o risco de obesidade. Outros fatores, como a distribuição de gordura corporal, a densidade óssea, a idade e a composição corporal, também devem ser considerados. Por isso, é importante consultar com um profissional de saúde para uma avaliação completa e personalizada.

IMC para fazer bariátrica, é necessário?

A cirurgia bariátrica é um procedimento realizado para ajudar as pessoas com obesidade a perder peso. O IMC é um dos critérios utilizados para determinar se uma pessoa é elegível para a cirurgia.

A maioria das sociedades médicas recomenda que a cirurgia seja considerada para indivíduos com um IMC de 40 ou mais, ou para aqueles com um IMC de 35 ou mais e condições médicas relacionadas à obesidade, como diabetes tipo 2, hipertensão, apneia do sono, entre outros.

No entanto, é importante lembrar que o IMC é apenas um critério e não deve ser considerado como o único fator para determinar a elegibilidade para a cirurgia. A decisão final sobre a cirurgia deve ser baseada numa avaliação médica completa, incluindo análise do histórico médico, exames físicos, estudos de imagem, laboratoriais e outros. Um endocrinologista e um cirurgião bariátrico devem ser consultados para avaliar se a cirurgia é a melhor opção para o indivíduo, tendo em conta as suas necessidades e objetivos de saúde.

IMC infantil: como calcular?

A escala do IMC foi criada para pessoas entre 18 e 65 anos de idade, logo, usar uma calculadora de IMC para uma criança levaria a resultados imprecisos. Desta forma, a classificação para crianças e adolescentes obedece a critérios específicos. O IMC de crianças e jovens obtém-se através de uma fórmula que relaciona a altura e o peso, sendo esse resultado depois analisado e enquadrado no respetivo percentil, de acordo com as curvas de crescimento determinadas pela Direção-Geral de Saúde.

O cálculo do IMC varia de acordo com a idade?

Não, o cálculo do IMC é o mesmo para todas as idades. No entanto, a interpretação dos resultados do IMC para crianças e adolescentes é um pouco diferente do que para adultos. Para crianças e adolescentes, o IMC é usado para identificar tendências de crescimento e desenvolvimento e para avaliar o risco de obesidade. Isso é feito comparando o IMC de uma criança ou adolescente com as curvas de IMC de outras crianças e adolescentes da mesma idade e sexo.

O cálculo do IMC é relevante para mulheres grávidas?

O cálculo do IMC é geralmente considerado menos relevante para mulheres grávidas, pois a massa corporal pode aumentar devido ao ganho de peso relacionado com a gravidez. Durante a gravidez, é importante controlar o ganho de peso para garantir que esteja dentro dos limites saudáveis, mas o IMC não é a melhor forma de fazer isso.

Em vez disso, o ganho de peso recomendado durante a gravidez é avaliado com base na classificação de peso pré-gravidez da mulher, e isso pode ser feito com ajuda de um profissional de saúde. É importante que as mulheres grávidas sejam acompanhadas por um obstetra ou outro especialista em saúde da mulher para garantir que tanto elas como os seus bebés estejam saudáveis durante a gravidez.

Qual é o IMC ideal para se tornar modelo?

O Índice de Massa Corporal (IMC) não é o único fator que é levado em conta na escolha de modelos. A maioria das agências de modelos e marcas de moda procuram modelos com proporções corporais saudáveis e com boa aparência geral.

No entanto, é comum que as modelos tenham um IMC mais baixo do que a média, geralmente entre 18 e 22, mas isso pode variar dependendo do tipo de modelo e da indústria. É importante notar que esses valores de IMC podem ser considerados abaixo do peso saudável e pode ser prejudicial para a saúde, e não deve ser alvo de nenhuma pessoa. Em França, para evitar que os modelos colocassem a sua saúde em perigo, foi-lhes imposto um limite mínimo de IMC para que pudessem exercer. Portanto, é proibido que os modelos tenham um IMC seja inferior a 18,5.

Gostou deste artigo?
author-profile-picture/
Alexandre Desoutter
hellosafe-logo
hellosafe-logo

Alexandre Desoutter trabalha como editor-chefe e chefe de relações com a imprensa na HelloSafe desde junho de 2020. Formado pela Sciences Po Grenoble, trabalhou como jornalista por vários anos na mídia francesa e continua colaborando como colaborador a várias publicações.

Neste sentido, a sua função leva-o a realizar um trabalho de orientação e apoio a todos os editores e colaboradores da HelloSafe para que a linha editorial definida pela empresa seja integralmente respeitada e declinada através dos textos publicados diariamente no nossas plataformas.

Como tal, Alexandre é responsável por implementar e manter os mais rígidos padrões jornalísticos dentro da equipe editorial da HelloSafe, a fim de garantir a informação mais precisa, atualizada e especializada possível em nossas plataformas. . O Alexandre, em particular, empreende há dois anos a implementação de um sistema de dupla verificação sistemática de todos os artigos publicados no ecossistema HelloSafe, capaz de garantir a máxima qualidade da informação.

Faça uma pergunta, um especialista irá responder
Seu nome é obrigatório
O conteúdo dos comentários é necessário