Bankinter crédito habitação vale a pena? Opinião 2024

informações verificadas

verificator-profile-picture-profile-picture

Informações verificadas por  Adeline Harmant

Nossos artigos são escritos por especialistas em suas áreas (finanças, comércio, seguros, etc.) cujas assinaturas você verá no início e no final de cada artigo. Eles também são revisados ​​e corrigidos sistematicamente antes de cada publicação e atualizados regularmente.

Conheça a metodologia
author-profile-picture
Alexandre Desoutter Atualizado em Junho 26, 2023

Está à procura de comprar, construir, ou renovar casa? Chegou a hora de pedir um crédito habitação e tornar todos os seus sonhos realidade. Mas será que qualquer um serve? Ou será que há créditos—como o Bankinter crédito habitação—melhores do que outros?

De todos os tipos de créditos, o crédito habitação é aquele que implica um compromisso maior. Assim, é importante saber tudo sobre os melhores créditos habitação de Portugal antes de assumir um compromisso: quanto custam, como podem ser pedidos, ou durante quanto tempo podem ser pagos?

Nas linhas abaixo, vamos olhar com detalhe para esta solução financeira e perceber quais são os seus principais pontos fortes e fracos. Entretanto, fique com algumas informações-chave:

Para recordar:

  • O crédito pode ser 100% simulado e pedido online
  • Para compra, construção, e renovação de casa ou transferência de crédito
  • TAEG até 5,7%
  • TAN desde 3,5%
  • Spread desde 0,85%
  • Financiamento até 90% do valor de aquisição da casa
  • Aprovado em 45 dias úteis
  • Contacto telefónico: 210 548 000

Bankinter crédito habitação: qual é a nossa opinião? (Abril 2024)

O Bankinter é um dos melhores créditos habitação disponíveis em Portugal e conta com uma avaliação HelloSafe de 4.6. Destaca-se favoravelmente pelo seu spread baixo, pelo atendimento rápido e profissional, pela excelência dos serviços à distância (pode ser 100% finalizado online), e pelas suas condições de amortização.

Além disso, permite a transferência de crédito habitação de outros bancos e o acesso a taxas fixas promocionais.

Em sentido contrário, o crédito destaca-se negativamente por não cobrir os custos de avaliação do imóvel (estes são imputados ao titular do crédito) e por exigir a subscrição obrigatória de um seguro de vida e do imóvel.

Em suma, estas são as principais vantagens e desvantagens do crédito habitação do Bankinter:

  • Um dos melhores spreads do mercado
  • Crédito habitação 100% online
  • Atendimento de qualidade
  • Transferência de crédito habitação
  • A avaliação do imóvel é paga pelo cliente
  • Subscrição obrigatória dos seguros de vida e do imóvel

Bom saber

A Bankinter Seguros de Vida, a MAPFRE Seguros Gerais, e a Liberty Seguros são as três companhias de seguros associadas ao crédito habitação do Bankinter.

Não espere mais! Simule o crédito Bankinter com apenas um clique:

Alternativamente, veja quais são os melhores créditos habitação de Portugal em 2024:

Compare os melhores créditos habitação em apenas um clique

Eu comparo!

O que é o Bankinter crédito habitação?

É um crédito habitação providenciado pelo Bankinter que pode ser inteiramente simulado e pedido online. Consiste num empréstimo destinado à aquisição, construção, ou renovação de habitação e dispõe de dois tipos de taxa de juro: variável e mista (fixa num período inicial). Em Portugal, o financiamento é expresso em euros.

O Bankinter está presente em Portugal desde 2015 e conta com mais de 80 agências em território nacional. Contudo, trata-se de um banco de origem espanhola, com cotação na Bolsa de Madrid, e com faturação superior a 1.4 biliões de euros.

Com mais de 4 mil funcionários em Espanha, o Bankinter destaca-se por ter sido um dos primeiros bancos ibéricos a prestar serviços financeiros por telefone e Internet.

Crédito habitação

Crédito habitação é um tipo de crédito destinado para o financiamento de despesas relacionadas com a aquisição, construção, ou renovação de habitação. Difere de outros tipos de crédito na medida em que supõe uma finalidade específica e prazos de pagamento mais alargados.

Do ponto de vista dos bancos, os créditos habitação são considerados particularmente seguros. Geralmente, a hipoteca da casa associada ao crédito é dada como garantia de reembolso, o que faz com que seja mais fácil resolver questões relacionadas com o incumprimento do pagamento do crédito.

Existem vários tipos de crédito habitação, desde o crédito habitação jovem ao crédito habitação para obras.

Finalidades do crédito

O Bankinter crédito habitação encontra-se disponível para todos os portugueses com mais de 18 anos que, sendo elegíveis, procurem financiamento para despesas relacionadas com habitação. Estas são as 4 finalidades cobertas:

  1. Aquisição de casa: apoio para a compra de casa que pode incluir financiamento adicional para obras.
  2. Construção de casa: apoio para a construção de imóvel com a possibilidade de receber o capital em tranches.
  3. Renovação de casa: apoio para obras com a possibilidade de receber o capital em tranches.
  4. Transferência de crédito: permite transferir um crédito habitação de outro banco para o Bankinter com suporte total dos custos de transferência.

Atenção!

A versatilidade das taxas, os montantes máximos do empréstimo, e outros fatores relevantes podem variar consoante a finalidade do crédito habitação. Todos os créditos habitação Bankinter podem ser 100% finalizados online em apenas 8 passos.

Como pedir crédito habitação Bankinter?

O Bankinter crédito habitação pode ser inteiramente pedido e finalizado online, sem a necessidade de deslocações incómodas a balcões físicos do banco. Os pedidos estão integrados na solução BK Habitação Online, uma experiência digital dividida em 8 passos que começa com a simulação do crédito e termina com a oficialização da escritura da casa.

Para concluir o pedido, basta:

  1. Simular o crédito: complete a simulação do crédito online.
  2. Avaliar a proposta: aprove a proposta de crédito do Bankinter após analisar todos os detalhes do empréstimo, incluindo o custo da mensalidade e o valor das taxas de juro.
  3. Aguardar a resposta do banco: espere para ficar a saber se a proposta foi ou não pré-aprovada pelo Bankinter.
  4. Avaliar o imóvel: a avaliação do imóvel é da responsabilidade do Bankinter, mas documentos adicionais relativos à casa podem ser solicitados nesta etapa.
  5. Aguardar a decisão final do banco: após a avaliação do imóvel, é-lhe enviada uma proposta atualizada com as condições finais do crédito habitação.
  6. Tomar a decisão final: decida se pretende ou não contratar o crédito.
  7. Esperar pela preparação da escritura: finalize o pedido de crédito habitação com o agendamento da escritura e a adesão obrigatória ao seguro de vida.
  8. Assinar a escritura: leia a documentação final e assine a escritura para ter acesso ao seu crédito habitação Bankinter!

Bom saber

Ainda que o processo de adesão ao crédito habitação possa ser 100% finalizado online, o Bankinter conta com uma linha telefónica de apoio ao cliente disponível 7 dias por semana entre as 08:00 e as 20:00 horas. O custo da chamada fica a cargo do cliente.

Para aderir ao crédito habitação, potenciais clientes Bankinter também têm que oferecer as seguintes garantias:

  1. Hipoteca do imóvel
  2. Fiador

O contrato de financiamento supõe ainda as seguintes condições obrigatórias:

  1. Abertura de conta de depósito à ordem
  2. Seguro de vida
  3. Seguro do imóvel

A conta de depósito à ordem e os seguros de vida e do imóvel podem ser contratados junto do Bankinter ou, opcionalmente, noutro banco e/ou seguradora.

Peça o crédito habitação Bankinter com apenas um clique (sem compromisso):

Documentos necessários para o pedido

Para pedir o crédito habitação Bankinter, potenciais aderentes devem obrigatoriamente facultar documentação relativa não só aos titulares do crédito como ao imóvel. Nem toda a documentação exigida na fase de aprovação do contrato de crédito precisa de ser facultada na fase de aprovação do empréstimo.

Estes são os documentos necessários para a aprovação do empréstimo:

Documentação pessoal

  • Cartão de Cidadão
  • Declaração de rendimentos mais recente
  • 3 recibos de vencimento mais recentes
  • Declaração de vínculo profissional contratual
  • Extrato bancário dos últimos 3 meses

Documentação do imóvel

  • Planta de localização do prédio ou do imóvel
  • Caderneta predial ou modelo 1 do IMI

Estes são os documentos necessários para a conclusão do contrato de crédito:

Documentação pessoal

  • Identificação dos vendedores (tanto para pessoas singulares como para empresas)
  • Cartão do IMPIC (em caso de mediação)
  • Licença AMI (em caso de mediação)

Documentação do imóvel

  • Certidão da Conservatória do Registo Predial
  • Licença de habitação
  • Ficha técnica do imóvel (caso aplicável)
  • Certificado energético
  • Seguro multirriscos

A conclusão do contrato de crédito não dispensa a submissão de documentação relativa ao próprio crédito, incluindo a proposta de crédito habitação assinada e a Ficha de Informação Normalizada (FIN) assinada.

Como funciona a transferência de crédito

O processo de transferência de crédito habitação de outro banco para o Bankinter pode ser 100% completado online. Os custos de transferência são reembolsados pelo Bankinter imediatamente após a formalização do crédito.

Infelizmente, a transferência de crédito habitação no Bankinter só está disponível para créditos com taxa variável no banco de origem. Ou seja: se pretende transferir um crédito habitação Santander (por exemplo) para o Bankinter, deve primeiro certificar-se de que este não conta com uma taxa fixa ou mista.

Quais são as vantagens do Bankinter transferência crédito habitação? Para além da comodidade e celeridade de processos, as transferências de crédito habitação do Bankinter destacam-se pelo acesso a spreads (geralmente) mais favoráveis e pela isenção de comissões iniciais.

Quais são as taxas e comissões do Bankinter crédito habitação?

A conclusão do contrato de crédito habitação do Bankinter pode supor custos adicionais relacionados com a documentação do imóvel. A TAEG e a TAN variam consoante as especificidades de cada contrato, incluindo o valor do imóvel e o prazo de pagamento definido.

Não obstante, estas são as principais taxas e comissões do crédito habitação Bankinter:

Taxa ou comissãoValorNotas
Custos iniciais
2.283,40€
Manutenção de conta
20,80€Trimestral
TAEG (taxa variável)
Até 5,7%
TAEG (taxa fixa)
Até 5,6%
TAN (taxa variável + fixa)
Desde 3,5%
Spread
Desde 0,85%Spread base de 1,20%
Taxa de amortização
Até 2%0,5% para taxa variável e 2% para taxa fixa
Taxa de juros de mora
Até 3%
Principais taxas e comissões do Bankinter crédito habitação.

O Bankinter crédito habitação taxa fixa é acessível durante os primeiros 2 anos após a celebração do contrato para créditos com taxa mista. Em alguns casos, o Bankinter spread crédito habitação pode ser superior ao valor de base de 1,20%.

O crédito habitação do Bankinter inclui ainda custos relacionados com as comissões de tramitação, solicitação, e formalização do contrato de crédito. Contudo, estes não se aplicam a clientes que tenham usado a solução BK Habitação Online para fazer o pedido de crédito.

O que acontece em caso de incumprimento?

Para além do pagamento das taxas de juro de mora de 3% (taxa anual máxima legalmente permitida), o incumprimento das obrigações associadas ao empréstimo inclui o pagamento de uma comissão de encargos de 4% sobre cada prestação em dívida, com um limite mínimo de 12€ e um limite máximo de 150€ por cada prestação.

Encontre taxas e comissões mais favoráveis com o nosso comparador crédito habitação:

Compare os melhores créditos habitação em apenas um clique

Eu comparo!

Qual é o montante máximo para crédito habitação?

O montante máximo para Bankinter crédito habitação é de 90% do valor de aquisição da casa. Contudo, este varia de acordo com a finalidade e tipo de habitação previstos no contrato de financiamento.

No seu simulador online, o crédito habitação do Bankinter permite um montante de financiamento máximo de 10.000.000€ e um montante de financiamento mínimo de 25.000€. Contudo, estes montantes não estão descritos no documento de informação pré-contratual do crédito habitação do Bankinter, o que indica que podem ser meramente demonstrativos.

Montantes máximos para crédito habitação com a finalidade de comprar casa, construir casa, fazer obras, e transferir crédito (ver legenda da tabela):

Tipo de habitaçãoMontante máximo (aquisição)Montante máximo (avaliação)
Habitação permanente
90%80%
Habitação secundária
80%70%
Habitação para arrendamento
80%60%
Montantes máximos Bankinter crédito habitação com a finalidade de comprar casa.
Tipo de habitaçãoMontante máximo (valor terreno + custo construção)Montante máximo (avaliação)
Habitação permanente
80%80%
Montantes máximos Bankinter crédito habitação com a finalidade de construir casa.
Tipo de habitaçãoMontante máximo (aquisição + custo obras)Montante máximo (avaliação)
Habitação permanente
90%70%
Montantes máximos Bankinter crédito habitação com a finalidade de fazer obras.
Tipo de habitaçãoMontante máximo (aquisição)Montante máximo (avaliação)
Habitação permanente
90%80%
Habitação secundária
80%70%
Habitação para arrendamento
80%60%
Montantes máximos Bankinter crédito habitação com a finalidade de transferir crédito habitação.

Qual é o prazo máximo de pagamento?

Dependendo do tipo de crédito, o prazo máximo de pagamento para o Bankinter crédito habitação é de 420 meses desde que a idade dos titulares não ultrapasse os 75 anos no final do prazo de pagamento. O prazo mínimo de pagamento é de 60 meses.

Quanto tempo demora a aprovação do crédito?

A aprovação do crédito habitação Bankinter demora, em média, 45 dias úteis.

Como amortizar crédito habitação Bankinter?

Os titulares do crédito habitação do Bankinter podem optar por amortizar o seu empréstimo com o reembolso total ou parcial das prestações em dívida a qualquer momento após a celebração do contrato de crédito. O reembolso deve ser realizado no mesmo dia em que se realiza o pagamento normal das prestações e o pedido de amortização deve ser feito com 7 dias de antecedência.

Em caso de morte ou mudança de estatuto profissional dos titulares, a opção de amortização de crédito encontra-se isenta de comissões.

Simulador crédito habitação Bankinter: como funciona?

A simulação de crédito habitação é totalmente gratuita e realizada mediante a introdução de algumas informações. Existem dois tipos de simulação disponíveis: a Simulação Rápida e a Simulação Detalhada.

Para a Simulação Rápida, basta definir a finalidade do empréstimo, o número de titulares, e a idade dos titulares no menu da esquerda e o Montante de Financiamento, a Prestação Mensal, e o Prazo de Empréstimo no menu da direita:

Simulação Rápida Bankinter crédito habitação

A Simulação Detalhada tem como propósito dar início ao pedido de crédito habitação via BK Habitação Online. Se deseja fazer um pedido de crédito, esta é a opção mais recomendável já que dá direito à isenção do custo de algumas comissões iniciais. Será necessário submeter, sem exceção, os dados relativos às seguintes categorias:

Simulação Detalhada Bankinter crédito habitação

No final, terá acesso a três opções simuladas que variam consoante o tipo de taxa de juro (variável, fixa num período inicial de 2 anos, ou fixa num período inicial de 25 anos):

Resultados do simulador

É possível descarregar todas as informações relativas à simulação num documento adicional mediante a introdução do primeiro e último nome.

Inicie a sua simulação agora mesmo:

A importância de simular crédito habitação

É sempre importante fazer uma simulação antes de assinar um contrato de crédito para estar a par da mensalidade a pagar, do custo total do empréstimo, ou da variação da TAN e da TAEG conforme o prazo de pagamento definido. Contudo, simular crédito é especialmente vital antes de pedir um crédito habitação, já que as condições deste tipo de empréstimo são afetadas por vários fatores únicos:

  • A finalidade do empréstimo afeta quase todas as condições do mesmo
  • A idade dos titulares afeta o custo total do crédito e o prazo de pagamento máximo
  • O valor de aquisição e avaliação do imóvel condiciona o montante máximo do financiamento
  • O número de titulares também pode condicionar as caraterísticas do crédito

Com tantas "pontas soltas" a definir, a simulação do crédito habitação assume um papel especialmente preponderante. Por esse motivo, muitos provedores de crédito habitação (incluindo o Bankinter) só consideram pedidos de crédito que sejam precedidos de uma simulação detalhada.

Exemplos de simulações

A título de exemplo, simulámos o crédito habitação de um casal fictício com 41 e 38 anos de idade.

O casal quer construir casa e calcula que o montante de financiamento máximo (80% do valor do terreno e do custo da construção) se aproxime dos 892.000€. Pretende pagar o empréstimo no prazo de pagamento máximo de 34 anos (atendendo à idade dos titulares) e conta ainda com uma prestação após construção de 4.386,39€:

Exemplo simulador crédito habitação Bankinter

Após introduzir os dados da Simulação Rápida, o casal tem apenas de definir qual a sua taxa preferida para dar início à Simulação Detalhada e pedir o crédito. A opção "Taxa Fixa Num Período Inicial" acaba por ser a selecionada:

Exemplo de simulação
Exemplo de simulação

Ainda antes de iniciar o pedido de crédito, o casal consegue perceber imediatamente quais serão as taxas do crédito e qual será o valor dos custos adicionais, incluindo os seguros obrigatórios.

Bankinter crédito habitação: como contactar?

Estes são os contactos mais relevantes do Bankinter crédito habitação:

  • Contacto telefónico: 210 548 000
  • E-mail: [email protected]
  • Página oficial: bankinter.pt
  • Sede: Praça Marquês de Pombal, número 13, 2.º andar, 1250-162 Lisboa

Contacte e simule o crédito habitação Bankinter com apenas um clique:

Compare as melhores ofertas de crédito habitação de Portugal com a HelloSafe:

Compare os melhores créditos habitação em apenas um clique

Eu comparo!
Gostou deste artigo?
author-profile-picture/
Alexandre Desoutter
hellosafe-logo
hellosafe-logo

Alexandre Desoutter trabalha como editor-chefe e chefe de relações com a imprensa na HelloSafe desde junho de 2020. Formado pela Sciences Po Grenoble, trabalhou como jornalista por vários anos na mídia francesa e continua colaborando como colaborador a várias publicações.

Neste sentido, a sua função leva-o a realizar um trabalho de orientação e apoio a todos os editores e colaboradores da HelloSafe para que a linha editorial definida pela empresa seja integralmente respeitada e declinada através dos textos publicados diariamente no nossas plataformas.

Como tal, Alexandre é responsável por implementar e manter os mais rígidos padrões jornalísticos dentro da equipe editorial da HelloSafe, a fim de garantir a informação mais precisa, atualizada e especializada possível em nossas plataformas. . O Alexandre, em particular, empreende há dois anos a implementação de um sistema de dupla verificação sistemática de todos os artigos publicados no ecossistema HelloSafe, capaz de garantir a máxima qualidade da informação.

Faça uma pergunta, um especialista irá responder
Seu nome é obrigatório
O conteúdo dos comentários é necessário